quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Feijão Azuki

Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes.


Os japoneses utilizam-no na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas.

O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.

Antes de qualquer preparação, este feijão deve ser deixado de molho durante 10 a 12 horas.
Deve cozinhar-se, preferencialmente na panela de pressão, durante 30 minutos, sem sal. O sal deve ser adicionado depois da cozedura e de se deixar a água evaporar, com a tampa destapada e a chama moderada.

Informação nutricional do feijão azuki
Valor Calórico: 350 kcal
Hidratos de carbono: 66 g
Proteínas: 20 g
Lípidos: 0 g
Fibras: 8 g
Cálcio: 252 mg
Ferro: 8 mg
Potássio: 1254 mg
Sódio: 5 mg

Feijão Azuki

Atendendo o pedido de uma amiga de infância, nos reencontramos graças ao Orkut depois de 20 anos, estou postando aqui uma receita de feijão azuki com tofu defumado.
Esse feijão possui ótimo valor nutritivo, é rico em proteínas, fibras e ferro. Também contém vitaminas do complexo B e minerais.

Dica: para evitar a produção de gases, troque a água do remolho (no pré-preparo) por mais de uma vez.

Ingredientes:

1/2 kg de feijão azuki (deixe de molho por algumas horas, trocando água)gengibre picadinho, louro e sal a gosto ,um pedacinho de tofu defumado.

Modo de preparo:
Na panela pressão colocar a água o feijão lavado, as folhas de louro, o sal, os gengibre e o tofu defumado.
Depois que adquirir a pressão cozinhar por 25 minutos mais ou menos.
Servir quente, acompanhado abóbora cozida, couve refogada, farofa de azeitonas e passas.
É isso amiga, espero que tenha gostado da receita.

OUTRA RECEITA:

Arroz com feijão azuki

Ingredientes:
pitada de sal
3 xícaras (chá) de água shoyu para acompanhar
2 colheres de semente de gergelim
2 xícaras (chá) de arroz japonês
1/2 xícara (chá) de feijão azuki

Modo de Preparo:

Lavar o feijão e levar ao fogo com a água e o sal.
Cozinhar durante 15 minutos ou até o feijão ficar macio.
Esfriar e escorrer.
Aproveitar a água do feijão (completando, se necessário, para obter 2 1/2 xícaras de líquido) para deixar de molho o arroz durante 1 hora.
Levar ao fogo forte e cozinhar durante 15 minutos.
Desligar o fogo e deixar repousar mais 15 minutos.
Misturar o feijão.
Distribuir em tigelas e polvilhar as sementes de gergelim preto já tostadas numa frigideira seca.
Servir acompanhado de Shoyu.

OUTRA RECEITA:

Patê de feijão Azuki

INGREDIENTES:
1 (sopa) de gergelim integral branco
1 (sopa) de azeite
1 (chá) de feijão Azuki, já cozido
Sal moído iodado marinho à gosto
Tempero verde à gosto
2 dentes de alho

PREPARO:
Bater o feijão cozido com os temperos, sal, alho, gergelim e
vá acrescentando o azeite aos poucos.
Servir com pão integral.

FONTE: http://100comidasucosnaturais.blogspot.com

Semente de girassol é grande aliada contra o colesterol e a pressão alta

Dos derivados do girassol, o mais conhecido e consumido é o óleo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que suas sementes são benéficas à saúde, pois ajudam no combate ao colesterol e a pressão alta, já que quase 90% da sua gordura é saturada boa, aquela que protege o coração. Além disso, o girassol é um alimento rico em vitaminas E e B1, magnésio, ferro, fósforo, cálcio e arginina, um aminoácido “amigo” do óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos e evita a elevação da pressão sanguínea.

Beto Isaac, restauranteur da tradicional hamburgueria de Perdizes Família Burger ensina uma prática receita de Salada com sementes de girassol, que é uma das grandes estrelas do cardápio da casa.

Salada com sementes de girassol
Ingredientes:
1 colher de chá de sementes de girassol
05 folhas de alface
05 folhas de rúcula
01 cenoura crua ralada
01 beterraba crua ralada
Tomate seco (a gosto)
Mussarela de búfala (a gosto)

Modo de Preparo da Salada:
Em um prato grande coloque os ingredientes. Misture tudo cuidadosamente com o molho e tempere. Leve a geladeira e misture sementes de girassóis na hora de servir.
Rendimento:
1 porção

Molho Italiano:
- 1/2 cebola picada
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 dente de alho amassado
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino em pó
Modo de Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar cremoso. Despeje numa molheira, cubra

e leve á geladeira.

Rendimento: 1 porção para 1 pessoa

Salada: 145 calorias

Molho Italiano: 125 calorias

Origem
O girassol é nativo da América do Norte e prefere climas temperados e ensolarados. No Brasil, o cultivo de girassol ocupa uma pequena área, que está em expansão. O consumo interno de óleo de girassol, proveniente em grande parte da Argentina, tem aumentado nos últimos anos graças às suas qualidades nutricionais. O teor de gordura saturada, mais prejudicial à saúde, é de 11%, em comparação aos 15% do óleo de soja, aos 18% da margarina e aos 66% da manteiga.

Família Burger

FONTE : http://www.saudelazer.com/

Especialista afirma que guaraná em pó protege contra o câncer


Segundo, Ivana Mânica da Cruz, biogerontóloga da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o guaraná guarda propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antitumorais.

Daniela AssayagMaués, AM

imprimir

Qual o segredo da longevidade? Muita gente busca o elixir da juventude, uma poção mágica, quase um milagre. Será possível mudar nosso destino genético? Cada um de nós tem um mapa traçado no DNA. Mas as pesquisas indicam novas direções e comprovam que a linha da vida pode tomar outros rumos.

Quem não tirou a sorte grande ao nascer, pode sim, contornar a genética. Tudo depende das escolhas. É como se a vida fosse uma estrada com vários caminhos. Atividade física e boa alimentação levam à trilha mais longa. Quem escolhe o caminho contrário, pode terminar a viagem mais cedo.

Para a maioria, os genes representam apenas 30 % da extensão da vida, já os outros 70 % dependem de nós. Quanta responsabilidade em nossas mãos. Nem todos alcançam a terceira idade em tão boa forma.

O número de idosos na cidade de Maués, no Amazonas, chamou a atenção de um grupo de pesquisadores. Há um ano, eles tentam descobrir o que faz esses idosos viverem tanto tempo.
Os doutores Ivana e Euler já têm uma pista, o diferencial pode estar na dieta amazônica.

saiba mais

“As pessoas comem o peixe tirado do rio e fazem muito exercício. Eles não tem estresse e tomam guaraná. Será que essa é a dieta amazônica da longevidade? Nós estamos em busca disto”, diz Euler Ribeiro, médico gerontólogo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivana e Euler são especialistas em longevidade e a cada visita aos voluntários, eles se surpreendem.

“O pessoal se admira que eu ainda consigo ficar de cócoras!”, conta Luiz das Neves, de 80 anos.

Neves se orgulha da façanha. Aos 80 anos, os testes de flexibilidade e força são feitos como se estivessem apenas conversando. Já o teste de memória é mais difícil para o ele, tal como uma oração, ele conta os muitos filhos.

Neves é o retrato do ribeirinho da Amazônia. Ele vive em uma casa com Iracildes das Neves, de 67 anos, há quase 50 anos. A comida é farta: peixe fresco, frutos da floresta e farinha. Para cuidar da plantação, longas caminhadas e muita atividade física. Neves trabalhou a vida inteira no guaranazal da família. Foi isso que chamou a atenção dos pesquisadores: o guaraná. Muito comum em toda região de Maués. Todo dia, assim que acorda, Neves bebe guaraná.

Veja a receita de Neves:
Água fresca e limpa. Guaraná prensado em um bastão, que ele rala na hora. Meia colherinha com um pouco de açúcar e pronto.

Saúde é o que não falta em Maués. A família Levy vai longe. São oito irmãos. E a casa dos 80 parece muito confortável para estes senhores e senhoras de respeito. O guaraná, é claro, não pode faltar. Foi o que o pai ensinou. Ele chegou a trabalhar como provador da bebida tão apreciada por aqui. Mas os irmãos Levy aprenderam muito mais do que cuidar da alimentação.

“Primos meus que bebiam e fumavam já morreram, tinham a mesma idade que eu. Eu nunca bebi, nunca fumei. Então a pessoa tem que cuidar da vida, eu acho que seja assim”, conta Samuel Levy, de 75 anos.

Até que ponto o guaraná deu uma forcinha aos genes da longevidade da família Levy? Estilo de vida ou destino genético? É o que cientistas estão verificando em um laboratório do outro lado do país. Os exames de sangue, feitos em Maués, estão ajudando a descobrir o que o guaraná tem de tão especial. Da mata lá na Amazônia, as amostras foram para a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e os primeiros resultados destes testes são animadores. Eles compararam os idosos de Maués que tomam guaraná, com os que não tomam.

“Tem menos freqüência de obesidade, de hipertensão, colesterol e triglicerídeos altos, tudo isso. Mas será que é o guaraná mesmo? Porque tem um monte de outras coisas em Maués. Por isso os pesquisadores estão testando no Rio Grande do Sul. Pois a maior parte das pessoas não consome guaraná na sua vida diária. E é por isso que os pesquisadores testam o efeito do guaraná em condições controladas de laboratório”, afirma Ivana.

Os testes com os voluntários do Sul mostraram que o guaraná tem mesmo ação antiobesogênica. “O guaraná, assim como outros antioxidantes, como o resveratrol presente na uva e a vitamina C, tem efeitos no controle da entrada da glicose para dentro da célula, que é a primeira etapa para gente se tornar obeso”, afirma Ivana.

Mas, cuidado. Guaraná demais é um perigo, Principalmente para quem tem insônia, ou é hipertenso.

“Assim como uma pessoa diabética não deve tomar o famoso suco de uva, porque tem muito açúcar, para algumas pessoas o guaraná por certo é contraindicado. O guaraná é um alimento ´3 em 1´ porque guarda as propriedades do café, a cafeína, que tem função antioxidante, as propriedades do chocolate, que são a teobromina e a teofilina, que tem propriedades vasodilatadoras e as catequinas do chá verde, que guardam as propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antitumorais”, explica Ivana.
FONTE GI GLOBO


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Linhaça

Linhaça é apontada como capaz de impedir o crescimento do câncer de mama...


Além de ser um ótimo repositor do estrógeno quando as mulheres entram na menoupausa, estudos recentes apontam a linhaça como capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama. A descoberta é da Universidade de Toronto, no Canadá.

Trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata. Somada a isso, ela também ajuda a controlar os níveis de colesterol.

A lignana, uma substância da linhaça que às vezes age como estrógeno, atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. No caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana ativa a contagem regressiva para a célula doente explodir.

A linhaça é rica em vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Ela também tem ômega-3 e 6, que atuam para a saúde cardiovascular.

Maçã


Maçã pode afastar a gripe, confira aqui!

A quercetina, uma substância que existe na maçã, pode afastar a gripe. A descoberta é de um trabalho da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Os estudiosos avaliaram a boa atuação da quercetina num grupo de ratos que foram separados dos demais.
Depois, os cientistas colocaram os animais em contato com o vírus causador da doença. A proteção foi maior aqueles que receberam a substância. A quercetina tem ação antioxidante e por isso preserva as células do sistema imune.

A cura através da argila


Publicado em junho 7, 2007 251 Comentários

Uma aluna de Santa Rita do Sapucaí-MG, que conhece muito bem a natureza, pois sempre morou no campo, disse-me, durante um curso: “As pessoas dizem que sou louca, mas lá em casa a terra cresce. Lembro-me de um morro que era pequeno e depois ficou mais alto.”
A terra é gaia, isto é, tem vida, ela se move, cresce… Em sua composição, há uma semelhança muito grande com o corpo humano: ela contém ferro, magnésio, cálcio, sódio, potássio e outros. Ela é absorvente, suga todo corpo estranho contido no ser humano, que chamamos de toxinas, como ácido úrico, pus, catarro, tumores, excesso de calor, radioatividade e drogas em geral, inclusive os remédios, que são substâncias químicas sintéticas. Na radioterapia e na quimioterapia, a argila elimina os efeitos colaterais, trazendo vitalidade e bem-estar, chegando ao ponto de evitar queimaduras, enjôos ou queda de cabelos.
Certa vez, mostrei um livro sobre este assunto a um médico oncólogo, e ele disse acreditar em tudo que estava escrito ali; argumentou, no entanto, que se adotasse esta técnica, seus clientes iriam embora. E um pediatra me disse assim: “Sou contra antibióticos; determinadas doenças tem um ciclo a seguir, até serem eliminadas, não precisando de remédios; porém, se eu não aviá-los, a mãe leva a criança para outro médico que os prescreve. Então, ela fica mais segura, pensando que o antibiótico fez efeito, mas a cura aconteceu porque a doença alcançou o ciclo necessário.
A argila é também adsorvente, porque doa para o corpo humano seus nutrientes, além da energia vital, fator indispensável para a cura. Ela tem grandes poderes radioativos e eletromagnéticos. Por causa disto, pode não só reconstituir células, como revitalizar o corpo. Daí o conselho de andar descalço sobre a terra (de preferência úmida e revolvida), o que fortifica o sistema nervoso, expulsa matérias mórbidas pelos pés, facilitando a penetração no corpo de correntes magnéticas e elétricas da terra e da atmosfera. Seria excelente se pudéssemos dormir em contato com a terra ou ficar enterrados, durante algum tempo, deixando apenas a cabeça do lado de fora.
Outras propriedades da argila:
* Bactericida – Microorganismos contidos nela, entrando em contato com bactérias, se multiplicam milhões de vezes, destruindo-as muito mais rápido do que a capacidade que as bactérias têm de agir, eliminando, assim, qualquer infecção.
* Refrescante – Retém calor muito rapidamente, absorvendo o que chamamos de FEBRE INTERNA, descongestionando os órgãos e eliminado dores e mal-estar
em geral.
* Cicatrizante
– Cicatriza não só feridas, como também queimaduras, muitas vezes eliminando completamente as cicatrizes.
* Calmante, desinfetante – Permite o equilíbrio total do corpo. Funciona na maioria das doenças.
A argila foi usada como terapia desde os tempos de Homero (século IX a.C.) e de Hipócrates, o pai da Medicina (460-
337 a.C.). Jesus também utilizou o barro para curar um cego de nascença (João 9.6). “Na Idade Contemporânea, destacou-se o Dr. Julius Stumpf, médico berlinense, que observou, num cadáver de uma mulher que havia sido enterrada há mais de três anos, que o corpo e as vestimentas estavam perfeitamente conservados. Comprovou-se, então, que a terra argilosa possuía elementos refratários às bactérias e à decomposição, e que poderia ser apropriada para o tratamento de feridas. Sua teoria foi comprovada em 1.886, quando alguns médicos tinham decidido amputar a perna de um paciente devido a uma gangrena causada por um grande abscesso. Como o paciente recusou-se a ter a perna amputada, os médicos decidiram aplicar, segundo as idéias do Dr. Stumpf, a argila diretamente sobre o abscesso. Em pouco tempo, o odor fétido desapareceu, e a perna se restabeleceu. Atualmente, está sendo usada em todo o mundo, principalmente na América Latina e Europa”. As plataformas de petróleo a usaram muito, no passado, para purificar a gasolina, devido à capacidade da argila de puxar as impurezas.
São muitos os casos de cura, inclusive de pessoas já desenganadas. Tratei-me de um problema sério de coluna, com reações positivas imediatas. Alguns afirmam que a argila pode até desmontar vértebras. Vi um médico tratar uma pessoa com fratura exposta, feridas e queimaduras, somente com argila. O sucesso foi total.
Comumente, ela é usada em cataplasmas, com água fria – água quente só em casos específicos, quando o corpo está muito debilitado, sendo que a primeira aplicação é muito mais eficaz, porque retira a febre interna mais rápido. Se houver dúvida, toque a pele; só se estiver muito fria é que necessita do barro quente. Ao ser usada em áreas doentes como braços, pernas, joelhos etc., deve-se sempre colocar também no abdome, porque é aí que está instalada a verdadeira doença, no aparelho digestivo; do contrário, podem surgir determinadas reações, como coceira, feridas e vermelhidão, entre outras. Para segurança, também é importante vigilância quanto à alimentação e uso de enemas. Com estas precauções, só não se diz que o resultado é 100% garantido porque “… na medicina e no amor, nem nunca, nem sempre…”.
Colocar a argila diretamente sobre a pele nem sempre é cômodo e seguro, por isso pode-se usá-la em folhas de couve, bananeira, repolho ou em tecidos absorventes e de fácil penetração, como gazes ou fraldas. Externamente, ainda é usada em compressas, máscaras, sabonetes, shampoos, etc. O Dr. Melara ensina, em seu livro, a fazer cápsulas com argila e hortelã para vermes, como também supositórios. Manipular a argila com as mãos ajuda a eliminar raivas e melhora a clareza de pensamentos, desenvolvendo a plena atenção. Ela é usada, ainda, na agricultura, para equilibrar o PH do solo, nas indústrias, alegorias etc.
Internamente, usa-se nos bochechos, para afta, gengivite e para beber, COM CUIDADO E ORI-ENTAÇÃO DE ESPECIALISTA, porque pode provocar prisão de ventre e outras conseqüências, se a pessoa estiver usando qualquer tipo de droga, inclusive remédios alopáticos.
MODO DE USAR
Uso Interno: Mistura-se uma colher (de sopa) de argila em um copo d’água, ou deixa-se decantar de um dia para o outro. Tomar de preferência em jejum, uma vez ao dia. Chegando ao estômago, ela atrai as toxinas de todo o corpo, e é eliminada pelos intestinos. Neste momento, são necessários enemas e algum chá ou fruta laxante. Também usa-se internamente para vermes como ameba e oxiúros, para desidratação, diarréias e enterites (inflamação da mucosa do intestino), em pílulas ou comprimidos. Para envenenamento, usar argila decantada com chás ou suco de limão. Ela regulariza o metabolismo e tonifica, reativando as funções dos órgãos preguiçosos.
Uso Externo: Elimina rugas e rejuvenesce, desencrosta os poros, dando uma aparência fresca e juvenil. Tira olheiras, reumatismo crônico, artrite, câncer e gota; depura o sangue, elimina dores, estimula a circulação sangüínea e linfática e combate os radicais livres. Pode-se passá-la diretamente na pele, caso não haja feridas.
A maneira mais usada é em forma de cataplasmas: misturar a argila com água (com as mãos ou colher de pau), numa vasilha de barro, vidro ou madeira, deixando ficar com a consistência de massa de pão. Pegar uma fralda, abrir o barro do meio da fralda até a periferia (como se abre uma massa para pastel), deixando-o com um centímetro de altura, com uma margem de dois centímetros nas bordas da fralda; colocar a outra metade da fralda sobre a argila, dobrando a borda para não vazar. É como se a argila ficasse dentro de um saco fechado. Pôr, então, no abdômen, colocando, por cima, um jornal dobrado em quatro partes, e depois um tecido de flanela para abafar e enfaixar. Deve-se deixar bem justo, mas sem atrapalhar a respiração.
A terra deve ser colhida a um metro do solo ou dois palmos, se for barranco, para evitar impurezas (é esta terra que chamamos de virgem). Deve estar longe de lixos, agrotóxicos, hospitais, cemitérios ou local suspeito de contaminação. Também há grandes profundidades onde a terra está molhada, e corre-se o risco do lençol freático estar contaminado.
Após retirar a terra, deve-se expô-la ao sol, por, no mínimo, duas horas, não apenas para secagem, mas também para que os raios solares possam penetrar, vitalizar e trazer os elementos radioativos, invisíveis e curativos. Não há preferência de cor, ela apenas deve ter liga, isto é, não ser arenosa. Cada pessoa que toca esta argila vai ter influência sobre ela. Se a pessoa carregar raivas, medos etc., a argila vai absorver e absorver.

IMPORTANTE: Os pés devem estar sempre aquecidos. É bom Usar meias ou bolsas de água quente. Também todo o corpo deve estar protegido do frio.

CONTRA-INDICAÇÃO: Não colocar diretamente nas feridas (usar proteção, com folhas ou fraldas), e não usar se estiver tomando antibióticos. Nunca reaproveitar a argila. Se houver doença contagiosa, enterrar profundamente e distante de moradias.

ARMAZENAGEM : Armazenar em vasilhas de madeira, vidro, pedra ou barro, nunca alumínio, plástico ou inox. Estes cuidados também devem ser observados no preparo. Por isso é recomendado o uso de colher de pau. Armazenada, a argila dura tempo indeterminado, desde que seja exposta ao sol uma vez por mês.

A aplicação da argila é simples. Com um pouco de técnica, evita-se sujeira e trabalho desnecessário.
O barro foi mais um presente que Deus nos deu, através da natureza. No próximo número, o diretor do Centro de Estudos Naturistas de Barcelona (Espanha) nos falará sobre “A argila e a beleza”.
Muita paz e alegria!

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

FONTE http://www.saudeintegral.com/artigos/a-cura-atraves-da-argila.html

terça-feira, 6 de abril de 2010

060410 - Semente de linhaça


Atualmente ouve-se falar sobre esta sementinha que apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.

De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento funcional, saudável e indicado para incluir na alimentação da população.

Também estão sendo estudada outras funções como:

  • Auxiliar no combate à acne.
  • Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
  • Auxiliar na modulação do sistema imunológico; - Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
  • Auxiliar no controle da glicemia
  • Regularizar a função intestinal.

Fontes: Cyberdiet / Revista Saúde / Vital Altman

Qual a diferença entre farinha de linhaça dourada e escura?

Ambas as farinhas são tostadas e possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto alinhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas. No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.

A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.

“Lenda” das sementes marrons

Em abundância no Brasil, as sementes de cor marrom já foram acusadas de maior toxicidade e menor funcionalidade nutricional. Isso ocorre talvez por serem menos estudadas que as douradas, variedade que é consumida e pesquisada há mais tempo pelos maiores produtores mundiais do hemisfério norte.
Então, é importante acabar com essa “lenda”: a linhaça marrom e dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com discreta vantagem para a variedade marrom quanto aoteor de ômega-3.
As diferenças entre ambas são mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo.

Como consumir?

Melhor que consumir as cápsulas de óleo isolado de linhaça, é consumir a semente deixada de molho e triturada na hora, a semente germinada ou seu broto, pois os seus nutrientes juntos são mais poderosos que suas frações isoladas.

FONTE : http://perdendopeso.com/

060410 - RAÇÃO HUMANA

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.
Ração Humana Emagrece - A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana emagrece, desde que sejam feitos exercícios físicos. Idealmente, a prescrição da ração deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.
O ideal é evitar comprar a ração humana pronta porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.
Receita da Ração Humana
1. Ingredientes da Ração Humana
Linhaça - É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Colágeno - Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.
Fibra de trigo - Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.
Aveia - Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utilizada em produtos de beleza.
Leite de Soja - É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.
Açúcar mascavo Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.
Castanha - É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.
Amêndoa - É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.
Gergelim - Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.
Gérmen de Trigo - Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
Como a receita da ração humana tem muita fibra,o intestino funciona muito bem, mas é preciso tomar muito líquido. Tomando pouco líquido o efeito pode ser contrário.
A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Ela deve ser usada como um complemento no café da manhã ou no lanche da tarde. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia.
2. Modo de Preparo da Ração Humana

Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de50 gramas de cada componente.
Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em recipiente escuro para evitar a oxidação.
Conserve a ração humana em geladeira, por no máximo 10 dias.
3. Consumo da Ração Humana
Uma a duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência.

EXTRAIDO

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

130109 - Colágeno Bovino


São feitas das peles extraídas das vacas, que são esterilizadas, altamente purificadas e transformadas em uma forma líquida, antes de serem usadas para fins cosméticos. O Colágeno Bovino é indicado para enrijecer tecidos da pele, eliminar rugas, aumentar tonicidade dos músculos, auxilia nos regimes de emagrecimento.

As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Ela contém uma série de fragmentos de nutrientes e proteínas que quando absorvidas pelo intestino são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Quando temos em média 50 anos o nosso corpo produz somente 35% de colágenonecessário. Talvez seja uma das causas do envelhecimento, com a diminuição os músculos ficam flácidos diminuindo a densidade óssea.

A cartilagem que envolve as articulações torna-se frágil com aspecto de almofada. Os ligamentos perdem a força e a elasticidade, os cabelos perdem o viço além de diminuir a espessura do fio.

Além de alguns órgãos sofrer deslocamento, a pele também fica mais sensível, fraca e desidratada, atinge o grau máximo de flacidez e estrias. O uso do colágeno beneficia para uma boa saúde, pois possuem nutrientes que são bons para: ossos, tendões, cartilagens e para própria pele.

Fonte: bemstar.globo.com

EXTRAIDO DE: http://www.etecetera.net/colageno-bovino/

130109 - NUTRIÇÃO: Alimentos orgânicos

Estudo inglês conclui que alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os convencionais. A vantagem dos orgânicos estaria na ausência de agrotóxicos.

Acabou o mito de que alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os produzidos de forma convencional. Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, alertaram que a maioria dos consumidores estaria pagando preços mais elevados por achar que os orgânicos são mais nutritivos. Porém, não há comprovação científica de tais benefícios.

O estudo conclui que um pequeno – e insignificante- número de diferenças em nutrientes foi notada. Porém, não há necessidade de embasar a escolha dos alimentos orgânicos sobre os convencionais por conta de sua superioridade nutricional.


Equipe Bem Star

130109 - Gelatina e colágeno


Gelatina contém proteínas que fornecem aminoácidos essenciais para a manutenção de ossos e tecidos A gelatina é extraída do colágeno, especialmente do bovino.

Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos.

O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.

Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento, facilitando o aparecimento de estrias e celulite, levando ao envelhecimento dos tecidos do corpo.

O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. É um nutriente isento de gorduras,colesterol ou carboidratos.

Pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Mas há diferença entre a gelatina que compramos no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares.

Nestes últimos, geralmente encontramos o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade. (Por Marco de Cardoso Fonte: bemstar.globo.com)