segunda-feira, 10 de agosto de 2009

100809 - BENEFÍCIOS DOS MINERAIS


Os minerais são componentes de sistema biológicos que não se perdem na natureza. Continuam sendo minerais até mesmo depois da morte do organismo que os abriga. São reciclados, pois voltam à terra, onde podem ser utilizados por plantas ou animais, reiniciando seu ciclo na natureza. Provavelmente, todos nós, temos no nosso organismo um átomo de um mineral que já esteve constituindo o corpo de um de nossos antepassados. A importância dos minerais para o bom funcionamento dos sistemas biológicos se confirmam cada vez mais com o avanço das pesquisas científicas. Já um fato cientifico, que bons níveis de minerais no organismo é pré-requisito a uma boa saúde e qualidade de vida.
Os organismos vivos, em especial ao organismo humano contem uma série de minerais que se encontra em sua maior parte em forma de compostos inorgânicos e em menor proporção associados os compostos orgânicos (compostos que contém em sua estrutura química Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio e Oxigênio).
Funções dos Minerais
Os minerais assim como a água e as vitaminas não fornecem energia ao organismo, mas se encontram no organismo desempenhando uma ou várias ações fundamentais a vida. Estas funções podem ter a seguinte classificação:
• Plástica ou estrutural: nesta função os minerais participam da formação do corpo, participando de estruturas formadoras do organismo (ossos, dentes, pelos, proteínas), como é o caso principalmente do cálcio e do fósforo do enxofre.
• Reguladora: para regular o equilíbrio ácido-base, a excitabilidade neuromuscular e para manter e regular propriedades físicas da matéria orgânica (viscosidade, pressão osmótica).


Leia mais:

Clique aqui www.vidaporinteiro.com.br

Nenhum comentário: